LOREAL iniciativa afroluxo

Grupo L’Oréal anuncia programa Afroluxo, para enfrentamento do racismo no mercado de luxo

A L’Oréal Luxo, divisão de luxo do Grupo L’Oréal no Brasil anuncia o lançamento do Afroluxo, um programa pioneiro de quebra de silêncio e de enfrentamento ao racismo no mercado de luxo nacional.

A iniciativa é um importante passo no combate ao racismo em um ambiente em que negros se sentem discriminados, de acordo com pesquisa realizada pela L’Oréal em conjunto com o Estúdio Nina.

A pesquisa

A pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo” revela que 91% dos consumidores negros de classe A/B já sofreram algum tipo de situação racista em estabelecimentos de luxo, sendo o atendimento o principal ponto de dor na jornada do consumidor.

Diante do racismo nas lojas, 52% dos consumidores negros desistem de comprar, 54% não voltam à loja e 29% optam por fazer a compra online.

Os dados revelam ainda que o cotidiano dos consumidores negros é marcado por uma série de microagressões diárias que, embora sutis, geram um constante estado de alerta. 71% das pessoas negras entrevistadas já se sentiram desconfortáveis em ambientes de luxo.

As iniciativas

O Afroluxo é estruturado em três pilares – transformar o negócio, empoderar o ecossistema e impactar positivamente a sociedade. O programa prevê diferentes iniciativas no enfrentamento ao racismo, entre elas:

  • Foi feita uma revisão do portfólio de bases da linha Teint Idôle Ultra Wear, de Lancôme, aumentando em mais de 50% a oferta de produtos para peles negras, indo de 14 para 22 tons.
  • Em parceria com o MOVER e o ID_BR, a L’Oréal Luxo desenvolveu o primeiro protocolo de atendimento de luxo antirracista do mercado. Ele será parte da trilha obrigatória de treinamentos para todo o time de vendas, que conta com mais de 250 Beauty Advisors.
  • No Pacto Afroluxo de Enfrentamento ao Racismo nas Lojas de Beleza de Luxo, as lojas se comprometem a não apenas a adquirir a oferta completa de produtos para a pele negra, mas também a garantir que pelo menos 80% de suas equipes completem o treinamento de vendas focado em racismo.

“O programa surge com o objetivo de transformar o mercado de luxo, um mercado majoritariamente branco, onde o negro é raramente visto como consumidor target, embora seja. Hoje, mais de 40% do público que consome exclusivamente fragrâncias importadas no Brasil é negro. O Afroluxo nasce com a visão de que o futuro do luxo terá a cara do Brasil, um país majoritariamente negro. (…) Queremos liderar pelo exemplo promovendo um luxo exclusivo, sim, mas não excludente” afirma Bianca Ferreira, Head de Comunicação, Advocacy & Influência, Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão e Eventos na L’Oréal Luxo.

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