A escolha da base ideal é desafiadora, mas desvendar o mistério dos subtons e entender o significado das letras N, C e W pode simplificar esse processo. Ainda tem a textura, o acabamento e a cobertura da base. Ufa! Confira o guia que preparamos para comprar base sem errar.
Os subtons
Os subtons são as nuances que estão por baixo do seu tom de pele, divididas em três categorias principais: neutro, quente e frio. Identificar seu subtom é crucial para encontrar a base que se mistura perfeitamente.
- Neutro (Neutral): Uma mistura equilibrada de tons quentes e frios.
- Quente (Warm): Tons de pele com matizes amareladas ou douradas.
- Frio (Cold): Tons de pele com fundo rosado ou azulado.
- Oliva (Olive): parece quente mas na verdade é frio, e puxa para o verde. É mais difícil de identificar, e é um subtom neutro, uma pele que a princípio parece amarelada, mas fica melhor com bases frias ou neutras.
Muitas bases no mercado possuem a nomenclatura N, W, C ou O, que significam, respectivamente, Neutral, Warm, Cold e Olive.
Na MAC, a nomenclatura de quente e frio é ao contrário. NW é para bases neutras frias e NC para bases neutras quentes. Ainda tem o C pra bases quentes e N para bases neutras.
Uma observação: pele negra também tem subtons diferentes e isso deve ser observado na hora de comprar a base.
E como eu descubro o subtom? Testando na pele! Teste bases de subtons diferentes para ver qual se adapta melhor à sua pele.
Utilizando o findation.com
Para facilitar a sua busca, o site findation.com é uma ferramenta valiosa. Basta inserir bases (ou corretivos) que você já usou e deram certo, e o site recomendará outras marcas com tons semelhantes, simplificando a sua vida.
Testando a base na pele
Nada de testar base na mão, você não vai usar a base lá. Experimentar a base na lateral do rosto, próximo ao pescoço, é o correto. Aplique uma pequena quantidade, esfume com o dedo mesmo e deixe secar. Pode até dar uma voltinha na loja, ver outros produtos, dar um tempinho. Quando já seca, a base deve se fundir com sua pele, desaparecendo. De preferência, tente ver na luz natural que é a mais fiel às cores.
Acabamento de bases
De forma simples, a base pode ter acabamento matte (opaco), natural ou luminoso. Aí vai do seu gosto e preferência. Geralmente quem tem pele mista a oleosa prefere base de acabamento matte ou semi-matte, que segure um pouco a oleosidade.
Cobertura
Cobertura da base é com qual intensidade ela vai cobrir a sua pele. Temos bases de alta, média e baixa (leve) cobertura no mercado. Várias bases são desenvolvidas para terem a possibilidade de construir camadas, ou seja, aumentar a cobertura colocando uma camada por cima da outra.
Por isso muita gente prefere cobertura construível, que você consegue equilibrar melhor. Assim, a base pode ter acabamento matte com cobertura alta ou média, acabamento luminoso com cobertura leve e por aí vai.
Textura
Uma base pode ser líquida, cremosa, mousse, em formato de pó. E ainda tem as de textura sérum, super fluidas. Fica a seu critério escolher a textura que mais te agrada.
SHOP BASES
Inscreva-se na nossa newsletter
Nós não vendemos produtos no site, colocamos os links e as vendas são de responsabilidade dos lojistas. Os links são de sites afiliados, então se você comprar por um link nosso, podemos ou não ganhar uma pequena comissão.