Cosméticos Veganos x Naturais: são a mesma coisa?

cosmeticos naturais x veganos

Você sabe a diferença entre cosméticos veganos e naturais? Na busca por produtos de beleza produzidos de forma mais consciente e ética, e é comum encontrarmos termos como “vegano” e “natural” nos rótulos. Porém, é importante entender que esses dois conceitos não são sinônimos.

Os cosméticos veganos referem-se a produtos que não contêm ingredientes de origem animal, enquanto os produtos naturais são formulados com ingredientes obtidos da natureza, como plantas, minerais e outros componentes. É importante compreender as diferenças entre eles ao escolher seus produtos de beleza.

Cosméticos Veganos

Os cosméticos veganos são formulados sem o uso de qualquer ingrediente de origem animal ou subproduto animal. Isso significa que não contêm ingredientes como cera de abelha, lanolina, colágeno, queratina, gelatina, tutano, etc. Além disso, os produtos veganos também são livres de testes em animais, o que significa que não foram testados em animais durante seu desenvolvimento ou produção.

Mas, é importante observar que um produto vegano não necessariamente é natural, já que muitos cosméticos veganos contêm ingredientes sintéticos ou químicos em suas formulações.

care natural beauty - maquiagem natural
Imagem: Care Natural Beauty

Cosméticos Naturais

Por outro lado, os cosméticos naturais possuem ingredientes obtidos diretamente da natureza, como ervas, óleos vegetais, extratos de frutas e minerais. Esses produtos priorizam o uso de ingredientes naturais e minimizam ou anulam o uso de substâncias sintéticas ou químicas em suas formulações.

Os cosméticos naturais frequentemente enfatizam a pureza e a simplicidade dos ingredientes, evitando aditivos artificiais, fragrâncias sintéticas e conservantes químicos. Atenção: nem todos os produtos rotulados como “naturais” são necessariamente livres de ingredientes de origem animal – ou seja, veganos -, pois podem conter ingredientes como a cera de abelha.

Ainda, os cosméticos considerados naturais precisam ter 95% de matérias-primas naturais na composição e os outros 5% de substâncias sintéticas permitidas.

Embora esses conceitos possam se sobrepor em alguns casos, é importante reconhecer as diferenças entre eles ao selecionar produtos de beleza que se alinhem com suas preferências e estilo de vida. E há marcas que possuem propostas de produtos veganos e naturais.

Acompanhe no Instagram

Leia mais sobre BELEZA

Leia mais sobre MODA

Inscreva-se na nossa newsletter

Publicidade


Looks do tapete vermelho de Cannes Looks das famosas no Festival de Cannes Verde oliva: inspire-se na cor tendência Festival de Cannes: looks das celebridades Os looks de Bruna Marquezine