A umectação capilar é uma das tendências de beleza que mais ganhou força nos últimos anos de acordo com estudos de tendência de beleza do bureau WGSN. Explicando de forma simplificada, ela é uma técnica de hidratação intensiva que utiliza óleos para nutrir profundamente os fios e ajudar a recuperar a saúde e o brilho do cabelo.
Conversamos com o Cosmetólogo e Educador da Keune Haircosmetics, Pedro Guimarães, para explicar tudo sobre a técnica. Confira!
O que é a umectação capilar?
De uma maneira simples, umectação é a aplicação de óleo nos cabelos visando nutrir e fortalecer a fibra capilar.
“Nós costumamos pensar nos óleos (sejam de plantas, sementes, animal ou até de origem metálica) como um único ativo, afinal vemos uma forma, um único aspecto visível. Mas se olharmos mais de perto, em escala aumentada, o óleo é considerado uma “Substância” exatamente por conter um blend de ativos e podem conter água na composição também.
Cada óleo tem uma viscosidade específica e tipos de minerais, vitaminas e ácidos graxos diferentes. Isso é importante porque, dependendo do dano da fibra capilar e da espessura do fio, cada cabelo poderá se beneficiar de um determinado óleo.”
Quais os benefícios da umectação?
“Por serem substâncias ricas em minerais, vitaminas e ácidos graxos, os óleos nutrem a fibra capilar, fortalecendo a estrutura interna e externa. Eles ajudam a melhorar a coesão cuticular, ou seja, melhora a união entre as cutículas, garantindo uma proteção maior do córtex capilar, melhorando a maciez do cabelo e aumentando a reflexão da luz na superfície já que ele alinha as cutículas.
O cabelo saudável é naturalmente hidrofóbico (ou seja, não absorve água na estrutura interna). Essa característica acontece pela ação combinada da cutícula com a gordura presente entre uma célula cuticular e outra que chamamos de CMC, composta basicamente por esqualano, ceramidas e 18-MEA.
Químicas como colorações, clareamentos capilares e até mesmo a ação de ferramentas térmicas, danificam e ou removem essa “proteção” natural do cabelo, fazendo com que o cabelo perca a qualidade hidrofóbica dele, fazendo com que ele absorva mais água no seu interior.
Um cabelo que absorve mais água no interior fica mais frágil, propenso à quebra quando penteado, seca com mais dificuldade e, em lugares com umidade, ele tende a absorver a umidade do ambiente, resultando em uma aspecto “inchado”, áspero ao toque e com fios arrepiados.
Ter o hábito de umectar os cabelos, seja antes de lavar os fios, ou quando eles já estão finalizados, cria uma camada de proteção na fibra, deixa os fios mais fortes e maleáveis e com muito brilho.”
Como fazer a umectação capilar
Escolha um óleo capilar específico para o seu tipo de cabelo. Você pode fazer antes do banho, envelopando os fios com cerca de 15 pumps de óleo por 2 horas. Lave normalmente no banho e pode aplicar depois novamente com o cabelo úmido.
Para a umectação noturna, aplique a mesma quantidade de óleo nos cabelos antes de dormir e lave no dia seguinte com shampoo.
SHOP ÓLEOS CAPILARES
Inscreva-se na nossa newsletter
Nós não vendemos produtos no site, as vendas são de responsabilidade dos lojistas. Se você comprar por um link postado na beauty buzz, podemos ganhar uma comissão.