A história da Louis Vuitton começa em 1837, quando jovem Louis Vuitton, com 16 anos de idade, chegou em Paris a pé e aprendeu seu ofício – fazer malas – com Monsieur Maréchal.
Primeiros anos da Louis Vuitton
Em 1854 Vuitton abriu sua primeira oficina em Paris, e em 1859 em Asnières, nos arredores de Paris. Em 1900, havia aproximadamente 100 pessoas e, por volta de 1914, já eram 225. Até hoje no local há artesãos trabalhando em projetos especiais da maison.
Inovações
Uma das grandes inovações de Louis Vuitton foi o uso de lona impermeável no lugar de couro, que era mais pesado e menos durável. Ele também criou baús planos, mais fáceis de empilhar em trens e navios, o que revolucionou as viagens da época.
Em 1886, Louis e seu filho Georges criaram um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas para proteger os pertences dos viajantes. Esse fecho se chama Tumbler e é usado até hoje.
Georges Vuitton e a expansão
Após a morte de Louis Vuitton em 1892, seu filho Georges assumiu o comando. Georges foi responsável por muitas inovações, incluindo a criação do famoso monograma LV em 1896, que foi uma maneira de proteger os produtos contra falsificações. Ele também expandiu a marca internacionalmente, abrindo lojas em Londres, Nova York e outras grandes cidades. Em 1913 a marca abriu sua primeira flagship na Avenue des Champs-Élysées, a mais famosa de Paris.
Ao longo do século XX, a Louis Vuitton continuou a crescer e diversificar seus produtos, lançando bolsas como a Speedy, que se tornou um clássico.
O conglomerado LVMH
Em 1987, a Louis Vuitton se fundiu com a Moët Hennessy para formar o conglomerado de luxo LVMH. O grupo LVMH, de Bernard Arnault, é dono de marcas como Dior, Givenchy, Loewe, além da Sephora.
Em 1997 a Louis Vuitton lançou sua primeira linha de roupas prêt-à-porter feminina, sob o comando de Marc Jacobs. Em 2013 chega Nicolas Ghesquière, que está até hoje na direção criativa.
Ghesquière tem um DNA moderno e ousado, e já fez desfiles em locais famosos como o Louvre, em Paris, e o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, em 2016.
A era Virgil Abloh
Em 2018, Virgil Abloh foi nomeado diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton, tornando-se o primeiro afro-americano a liderar a marca. Abloh trouxe uma visão fresh e moderna para a marca, mesclando streetwear com o luxo tradicional e atraindo uma nova geração de consumidores.
Virgil Abloh faleceu em 2021 e desde 2023 quem comanda a linha masculina é Pharrell Williams, que tem chacoalhado o mundo da moda com seus últimos desfiles.
A marca é conhecida também por suas colaborações inovadoras com artistas, designers e celebridades. Uma das mais recentes foi com Yayoi Kusama, artista plástica japonesa conhecida por suas bolinhas coloridas.
Hoje a maison é uma das mais valiosas do mundo, avaliada em cerca de 26 bilhões de dólares.