evento sustentabilidade moda e beleza - aya
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O que rolou no evento Moda e Beleza: O Futuro é Sustentável, na AYA Earth Partners

Na última terça-feira (6/8) aconteceu o evento Moda e Beleza: O Futuro é Sustentável, na AYA Earth Partners e a beauty buzz foi conferir os painéis sobre sustentabilidade.

Realizado pela AYA, primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono do Brasil, o encontro contou com a presença de nomes como o estilista Alexandre Herchcovitch, a jornalista de moda e idealizadora da Nordestesse Daniela Falcão, a diretora da Harper’s Bazaar Brasil Patrícia Carta e a especialista em moda sustentável Alexandra Farah, além de representantes das marcas Ziel Natural Cosmetics, Ana Koff e, Viviane Koyama, gerente regional de Guerlain.

Do mercado têxtil e de moda estavam presentes as estilistas Elis Cardim e Flavia Aranha, o diretor de ESG do Grupo Malwee Renato Martins, o porta-voz do Instituto Focus Têxtil Paulo Cristelli, a gerente de sustentabilidade da C&A Cyntia Watanabe, além do diretor de sustentabilidade da B3 Cesar Sanches.

Projetos de sustentabilidade do setor de moda

evento sustentabilidade moda e beleza - aya

No primeiro painel, mediado pela especialista em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular Valesca Magalhães, falou-se sobre as iniciativas de estilistas e empresas de moda em relação à sustentabilidade, além dos desafios do setor.

Alexandre Herchcovitch compartilhou sobre o processo de criar com peças upcycling – quando se utilizam peças usadas para criar novas – e compartilhou que sua principal questão é como construir uma marca sustentável do zero.

Renato Martins, diretor de ESG da Malwee, falou sobre o projeto Fio do Futuro, onde o grupo criou, a partir de peças sem condições de uso, um fio reciclável que se tornou um moletom.

Paulo Cristelli explicou sobre o projeto Design Vision do Instituto Focus Têxtil, que capacita novos designers a usarem resíduos têxteis para além do patchwork.

Flávia Aranha e Elis Cardim falaram sobre os processos sustentáveis que realizam para desenvolvimento de suas peças e coleções. Flávia utiliza tingimento natural e Elis tem relação com crocheteiras.

Projetos de empresas de beleza

ziel natural cosmetics

Na área da beleza, Ana Koff, da Ziel expôs o propósito de sua marca, que utiliza resíduos da indústria produtora de vinho para o desenvolvimento de cosméticos sustentáveis. Ainda, a marca é 0% plástico, com embalagens de papel, bambu e, em breve, vidro.

A Guerlain está envolvida em diversos projetos com relação à sustentabilidade, segundo Viviane Koyama. O projeto Guerlain Em Nome da Beleza promove a preservação das abelhas, ícone da marca. Guerlain também busca o índice de 90% dos ingredientes naturais nas fórmulas dos seus produtos. Para o futuro, a marca está buscando olhar para refiláveis e material reciclável, dois temas em alta na beleza sustentável.

O encontro encerrou com um desfile da coleção de jeans com algodão regenerativo e rastreável da varejista C&A e modelos do Instituto Cromossomo 21.

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