A nostalgia está com tudo na moda! Se você acompanha perfis e sites de moda e beleza, já deve ter visto que eles vêm postando muito sobre peças de roupas antigas dos anos 90 e 2000, além produtos como o batom de moranguinho.
E já reparou também que as tendências de moda que vêm bombando nos últimos anos, os Millenials já usaram na adolescência – como a calça baixa, o top sem alças, calça cargo, os penteados.
No consumo em geral e principalmente na moda, a nostalgia vem com o desejo da volta de dias melhores – intensificado depois da pandemia. A nostalgia é um lugar seguro frente às incertezas do futuro.
Na moda ela vem impulsionada pelo desejo da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) de usar as peças que viam as pessoas mais velhas usando. E como a moda é cíclica, nada mais justo do que os anos 90 (que já tem 30 anos) voltarem aos holofotes. A Coperni, por exemplo, recentemente lançou uma bolsa em formato de discman.
Na beleza tivemos já algumas ações de marcas, como O Boticário que lançou produtos com o Bubbaloo e a Melissa, a quem disse Berenice? com a bala 7 Belo, além a Dalla, que fez uma coleção com os Ursinhos Carinhosos. E por aí vai.
E não é só na beleza e na moda! O filme da Barbie também tomou grandes proporções por conta da nostalgia que a boneca traz e levou milhares de pessoas pro cinema vestidas de rosa.
Fato é que a nostalgia traz conexão com o público, que interage mais, compartilha mais e fala mais sobre a marca. Pra quem tem marca ou trabalha com redes sociais, vale testar o conteúdo ou o um produto relacionado à nostalgia. E depois me conta!
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