As principais marcas de beleza do mundo estão concentradas em alguns grupos, sendo o maior deles o Grupo L’Oréal. Conheça alguns deles:
Grupo L’Oréal
É um grupo francês com mais de 110 anos e atuação em diversos países. Proprietário das marcas L’Oréal (de cuidados com os cabelos e maquiagem), Garnier, Maybelline, Niely, Nyx, Essie. A divisão de luxo abriga marcas como Lancôme, Khiels, Armani Beauty, Valentino, YSL, Urban Decay, Prada Beauty, Kérastase e Redken. E na área de skincare tem a Vichy, La Roche Posay, SkinCeuticals e CeraVe.
O grupo foca bastante em inovação, e em 2018 comprou a empresa de tecnologia Modiface que incorporou aos e-commerces de algumas de suas marcas como a Lancôme o teste virtual dos produtos. Recentemente, a Maybelline fez uma parceria com o Microsoft Teams para adicionar um filtro de realidade aumentada com maquiagem nas reuniões.
Estée Lauder Companies
Fundada em 1946 nos EUA, a Estée Lauder é dona da MAC Cosmetics, Estée Lauder, Clinique, Bobbi Brown, Jo Malone London, Too Faced, Aveda, entre outras, somando 23 marcas.
A Estée Lauder não vem tendo um bom resultado nos últimos anos. Investiu bastante no mercado chinês e acabou sendo afetada pelo pós-pandemia no país, onde a população restringiu as compras. Falta também investimento em marketing digital e inovação em produtos. A MAC, por exemplo, ficou bastante tempo sem lançamentos além das coleções de edição limitada, só retomando de 2022 para 2023.
Grupo Shiseido
Entre as marcas mais conhecidas do grupo japonês estão Shiseido e sua Waso, NARS Cosmetics, a queridinha da Gen Z, Drunk Elephant, além de Tory Burch Beauty. O grupo Shiseido é um dos mais antigos do mundo e foi fundado em 1872, apostando em tecnologia e ativos nativos do Japão para o desenvolvimento de seus produtos.
Coty
O maior grupo de perfumaria do mundo começou como uma marca de fragrâncias em Paris em 1904. Possui 51% da Kylie Cosmetics e das marcas de Kylie Jenner, além da Risqué, Paixão (quem lembra?), Monange, Cenoura & Bronze. Na perfumaria, detém marcas de luxo como Gucci, Hugo Boss, Chloé, Miu Miu, Marc Jacobs, Calvin Klein, Burberry.
Grupo Natura &Co.
Multinacional brasileira fundada em 1969, o grupo de beleza abriga a Natura, Avon e The Body Shop. Eles têm um super foco em sustentabilidade, sendo uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Recentemente a Natura anunciou a negociação da The Body Shop com um fundo visando a saúde financeira da empresa, e já vendeu a Aësop para o grupo L’Oréal em 2023.
O Boticário
Mais um super grupo brasileiro de beleza! Proprietário de O Boticário, quem disse Berenice?, Eudora, os e-commerces Beauty Box e Beleza na Web, a Vult, a marca de perfumes O.U.I., além da Truss, adquirida em 2023 (e é brasileira, sabia?).
O Boticário nasceu em 1977 como uma botica, uma farmácia de manipulação em Curitiba, e desde o início seu fundador Miguel Krigsner tinha a intenção de criar uma marca de beleza brasileira.
LVMH
Já falamos sobre ele na matéria dos grupos de moda, e o grupo LVMH também é dono de marcas de beleza como a Sephora, Guerlain, Acqua di Parma, Benefit Cosmetics, Fenty Beauty, KVD Beauty e algumas divisões de fragrâncias de marcas de luxo como a Dior.