A cena olfativa brasileira está passando por uma transformação silenciosa e extremamente sofisticada. A chegada recente de grifes internacionais de perfumaria de nicho, a busca nas redes sociais por perfumes e o investimento de marcas nacionais em perfumaria fina são alguns dos fatores dessa transformação voltada à exclusividade, sensorialidade e expressão pessoal.
Recentemente, a nova-iorquina Le Labo e a francesa Diptyque chegaram ao Shopping Iguatemi, em São Paulo, inserindo o Brasil como destino da perfumaria de nicho. Ainda, marcas tradicionais como Natura e O Boticário têm investido em perfumes finos com suas linhas Alta Perfumaria e Privée, respectivamente. E vemos também novas marcas como Amyi Perfumes ajudando a redefinir a perfumaria nacional.
O que é perfumaria de nicho?
Diferente das fragrâncias de grandes marcas de designer — que costumam apostar em fórmulas de apelo mais universal e ampla distribuição —, a perfumaria de nicho foca na originalidade, em ingredientes especiais e nas fórmulas autorais. São perfumes com forte identidade olfativa, geralmente desenvolvidos por perfumistas renomados com total liberdade artística, sem necessidade de atender a tendências comerciais.
Além da composição, outros aspectos diferenciam o nicho: frascos minimalistas ou artísticos, preços elevados e uma distribuição mais seletiva com vendas concentradas em boutiques, lojas próprias ou canais digitais exclusivos.

O movimento é global
Essa nova fase de expansão no país acompanha um movimento de crescimento no consumo de produtos personalizados. Segundo o Fortune Business Insights, o mercado global de perfumes foi avaliado em cerca de US$ 50,46 bilhões em 2024 e deve atingir US$ 77,53 bilhões até 2032, impulsionado pela busca por autenticidade, storytelling e experiências sensoriais únicas.
No Brasil, o interesse por esse tipo de fragrância também está relacionado ao amadurecimento do público consumidor, ao aumento do interesse em perfumaria e ao crescimento do volume de conteúdos nas redes sociais por curiosos e especialistas.
“A perfumaria de Nicho vem crescendo de forma expressiva ao longo dos anos globalmente, incluindo os países da América Latina, mas especialmente no Brasil, o mercado ainda é pequeno e tem um potencial enorme para crescer. A demanda é maior entre o público jovem que está cada vez mais atualizado sobre o tema através das redes sociais, e estão sempre à procura de fragrâncias exclusivas, autorais e únicas, que é o diferencial da perfumaria de nicho. Na Natura, lançamos a linha de Alta Perfumaria, que traz uma combinação exclusiva dos melhores ingredientes do mundo com os ingredientes nativos da América Latina, e os consumidores podem misturar os perfumes da linha entre si (layering) e criar suas próprias combinações, únicas!” comenta Verônica Kato, perfumista da Natura.
O nicho brasileiro
Engana-se quem pensa que o Brasil só importa perfumes de nicho. Por aqui, marcas nacionais também vêm construindo esse caminho com propostas que unem sofisticação, identidade local e criatividade autoral.
“Vemos um consumidor cada vez mais conectado com suas emoções, personalidade e repertório sensorial. Ele busca fragrâncias que despertam sentimentos, que trazem originalidade e que expressam quem ele é. Não se trata apenas de cheiros agradáveis, mas de experiências olfativas exclusivas com identidade única, algo que caracteriza a categoria. Essa mudança de comportamento tem elevado o nível de exigência e o espaço da perfumaria de nicho.” explica Vanessa Machado, Diretora Categoria Gifts Grouper de O Boticário.
A linha Privée de O Boticário, por exemplo, aposta em ingredientes nobres e inesperados em criações feitas por perfumistas internacionais de grandes casas de perfumaria, com distribuição limitada e frascos minimalistas.

“Essa visão estratégica ganha forma em Privée, nossa marca de perfumaria de nicho, que desde 2020 convida o consumidor a descobrir o universo da perfumaria upper premium com sofisticação e originalidade. Além de um portfólio com 10 fragrâncias exclusivas, Privée também se desdobra em coleções especiais que consolidam nosso compromisso com a perfumaria de nicho. Em 2025, apresentamos Privée Narcotic Flowers, uma edição especial provocante e sensorial que traduz o universo das flores narcóticas.” completa Vanessa.
Já a Natura lançou em 2024 sua linha Alta Perfumaria, que trabalha com biodiversidade brasileira e perfumistas in house para criar fragrâncias únicas e que podem ser usadas juntas – a também tendência de layering.

A Amyi, por sua vez, nasceu como uma marca 100% de nicho, com curadoria olfativa personalizada e produção em pequena escala, sendo finalista no prêmio internacional The Art and Olfaction Awards em 2020.
“É inspirador ver a perfumaria de nicho ganhando força no Brasil. A Amyi tem orgulho de ser uma marca, 100% brasileira, que impulsiona esse movimento desde o início, colocando em evidência a criatividade dos grandes perfumistas brasileiros com a mesma liberdade, qualidade e investimento das grandes casas internacionais. Além disso, acreditamos que crescer é também educar. Por isso, oferecemos conteúdos e experiências que ajudam mais pessoas a entender e se apaixonar por esse universo da perfumaria de nicho.” comenta Luciana Guidi, cofundadora e COO da Amyi.

O avanço da perfumaria de nicho no Brasil é o reflexo de um novo olhar para o perfume como forma de expressão pessoal, na busca pela experiência exclusiva e personalizada. Por aqui, estou animada pelo que vem pela frente.
SHOP PERFUMES DE NICHO
Acompanhe no Instagram | Acompanhe no TikTok | Siga no Pinterest
Inscreva-se na nossa newsletter
Nós não vendemos produtos no site, as vendas são de responsabilidade dos lojistas. Se você comprar por um link postado na beauty buzz, podemos ganhar uma comissão.