Você já notou que os refis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de beleza? Esta tendência não é por acaso: trata-se de uma estratégia que alia sustentabilidade e economia, beneficiando tanto o meio ambiente quanto o bolso dos consumidores.
Cada vez mais, as marcas de beleza estão se voltando para o uso de refis como uma solução prática e inteligente para reduzir o desperdício de embalagens, especialmente as de plástico.
Sustentabilidade na beleza
Ao invés de comprar um novo frasco ou embalagem completa a cada aquisição, com o refil você substitui apenas o conteúdo do produto. Isso significa uma produção menor de plástico, vidro e outros materiais, reduzindo o impacto ambiental ao longo do tempo.
Para quem busca consumir de forma mais consciente, os refis representam uma mudança significativa – especialmente em um setor que contribui bastante para o acúmulo de embalagens descartáveis.
Atualmente, estima-se que cerca de 120 bilhões de unidades de embalagens de cosméticos sejam produzidas no mundo a cada ano, muitas delas plásticas que acabam em aterros sanitários (segundo o relatório da Nielsen IQ sobre tendências de beleza sustentável).
Custo acessível para o consumidor
Além disso, os refis costumam ter um custo mais acessível do que os produtos com embalagens completas. Isso significa que, ao optar por essa versão, o consumidor não só ajuda a preservar o planeta, mas também economiza.
Hoje em dia encontramos refis para uma grande variedade de produtos: perfumes, cremes, séruns, shampoos, condicionadores e até itens de maquiagem, como batons, pós compactos e blushes.
Marcas que já aderiram aos refis
Tanto marcas nacionais quanto internacionais estão investindo nesse modelo, e a expectativa é que o mercado de refis continue a crescer.
Care Natural Beauty
A marca brasileira de clean beauty já aposta nos refis de sua bruma Care Mist, cremes faciais Skincreams, sérum iluminador Skindrops e os duos de blushes cremosos.
Carolina Herrera Beauty
Com a proposta de ser uma marca personalizável, a Carolina Herrera Beauty possui batons, pós, balm labial com opção de refis.
Guerlain
A Guerlain possui quatro categorias de produtos com refis: perfumes Aqua Allegoria, Pó Terracota, Batom Rouge G e os cremes faciais.
Keune
A Keune lançou recentemente sua linha So Pure, com o primeiro sistema de refis da marca, uma iniciativa sustentável para diminuir o uso de plástico na fabricação.
Refis de batons
O batom em bala Icon de Fenty Beauty tem refil, além do batom Le Rouge Interdit de Givenchy. A Dior também possui opção para seus batons Dior Addict.
Produtos para cabelos e corpo
Além das maquiagens e skincare, Eudora, Natura, L’Occitane, Vichy, L’Oréal e Truss são algumas das marcas que possuem opção de refil para seus produtos de cuidados com os cabelos como shampoo e condicionador; e O Boticário tem refis dos seus cremes corporais.
Perfumaria
Outra tendência é a dos perfumes com refil. Marcas como Prada, Lancôme, Burberry, Chloé, Yves Saint Laurent são algumas das que já possuem refis dos seus perfumes mais famosos disponíveis para compra.
A tendência dos refis na beleza é um reflexo do desejo do consumidor por um consumo mais consciente, no qual o cliente opta por marcas que compartilham de valores sustentáveis e têm um compromisso com o meio ambiente.
Se a demanda por esse formato de produto continuar a crescer, teremos não só um mercado de beleza mais sustentável, mas também um impacto positivo a longo prazo na preservação dos recursos naturais e na redução de resíduos.